Plataforma Test Bed Greentech Lab foi apresentada no Porto
Nacional
Publicado em 02/12/2024

PLATAFORMA TEST BED GREENTECH LAB 

FOI APRESENTADA 

 

Um projeto que antecipa e prepara as empresas para  
o Passaporte Digital do Produto (DPP).

 

A plataforma Test Bed GreenTech Lab, fundamental no caminho para a adoção do Passaporte Digital do Produto, foi apresentada, perante mais de 40 empresas e instituições, num evento que decorreu no Hotel Pestana Palácio do Freixo. O DPP será obrigatório para todos os produtos europeus e vai transformar a forma como estes são criados, rastreados e geridos ao longo do seu ciclo de vida.  

Na abertura da sessão de apresentação da Plataforma Test Bed GreenTech Lab, João Pedro Pinto, partner da Aliados Consulting, explicou a diferenciação desta ferramenta pioneira que oferece suporte tecnológico essencial para ajudar empresas a alinhar práticas com as regulamentações europeias, tornando as competitivas no mercado e posicionando-as como líderes desses mercados.  Recordou ainda que a partir de 2026 todos os setores serão abrangidos e quem não acompanhar será excluído pelo mercado, porque “a sustentabilidade é o único caminho”. 

O fórum reuniu empresários e instituições numa manhã de partilha de conhecimento. O primeiro painel contou com a presença de Luísa Magalhães, da Smart Waste Portugal, Diana Solo, do Grupo Valerius, José Pinto, da Procalçado, e Marta Ferreira, do CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro. 

No segundo painel a troca de experiências contou com as participações de Pedro Rocha, da Produtech, António Almeida, do INESCTEC, Sérgio Agrelos, da F3M, e de Patrícia Silva Castro do recém criado Centro de Tecnologia e Inovação para a Madeira e Mobiliário. 

Durante a sessão, os participantes tiveram a oportunidade de expor as suas dúvidas e trocar experiências e conhecimento sobre o grande desafio que vai ser o DPP para os produtos nacionais e sobre a diferente maturidade dos setores, mas também entre as empresas de cada um. Comum a todos os presentes foi a necessidade e importância da recolha de dados, pois destes depende o avanço para a sustentabilidade. É preciso saber o ciclo de vida do produto e a plataforma desenvolvida pela Aliados vai ajudar as Pequenas e Médias empresas neste processo. 

A Test Bed Green Tech Lab irá apoiar mais de 50 PMEs a criarem os seus projetos pioneiros nesta temática. A plataforma está na fase piloto, o que é uma excelente oportunidade para as Pequenas e Médias Empresas reforçarem o seu compromisso com a sustentabilidade e inovação.  Desta forma, antecipam as regulamentações que serão fundamentais para o acesso ao mercado europeu.  

Na fase piloto as PMEs testam gratuitamente esta plataforma digital pioneira focada na experimentação e validação de produtos sustentáveis e processos inovadores.  A Aliados Consulting conta já com mais de 20 empresas que se juntaram a esta comunidade. O ambiente virtual de experimentação prepara as empresas para a futura adoção do Passaporte Digital do Produto (DPP), obrigatório a partir de 2026 ao abrigo do Regulamento de Ecodesign para Produtos Sustentáveis, garantindo assim uma vantagem competitiva em conformidade com as normas da União Europeia.  

A finalizar a sessão foi apresentado o processo de pilotagem da plataforma e todas as fases que a mesma incorpora. Numa primeira fase, os empresários serão apoiados na recolha de dados credíveis. A etapa seguinte será a de ajudar o produto a evoluir em função dos dados recolhidos.  
 

COMO PARTICIPAR NA FASE PILOTO DO TEST BED GREENTECH LAB?

 

As PME certificadas interessadas em participar nesta fase de lançamento devem submeter uma manifestação de interesse à Aliados Consulting através do email hello@aliados.consulting para que lhes possa ser facultado o formulário de candidatura. A participação é totalmente gratuita, oferecendo uma oportunidade exclusiva para empresas que queiram integrar práticas sustentáveis e inovadoras nos seus processos, reforçando o seu posicionamento no mercado de forma antecipada.  

A participação oferece vantagens competitivas às empresas aderentes, incluindo validação digital de produtos e processos, Marketing e diferenciação no mercado, cumprimento das normas europeias, consultoria especializada, aceleração da inovação, redução do impacte ambiental.   Medir e gerir será o grande passo que a plataforma possibilitará. O Passaporte Digital do Produto vai permitir inovar e criar valor.     

Comentários
Comentário enviado com sucesso!