Melgaço | Dia Mundial do Turismo celebrado com programa diversificado de iniciativas
Regional
Publicado em 18/09/2024

DIA MUNDIAL DO TURISMO CELEBRADO COM PROGRAMA DIVERSIFICADO DE INICIATIVAS 

Atividades destacam oferta turística de Melgaço, consolidando o concelho como um destino de natureza, radical, de enoturismo, gastronómico e sustentável.

 

Melgaço, o município mais a norte de Portugal, celebra o Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro, com um programa recheado de atividades culturais, desportivas, gastronómicas e de enoturismo, numa parceria com diversas entidades locais e durante três dias (de 27 a 29 de setembro). A população e visitantes são convidados a explorar o património natural e cultural de Melgaço. 

O programa especial de atividades oferece uma ampla variedade de experiências, abrangendo diversas tipologias, que prometem agradar todos os gostos. Para os amantes da natureza e aventura, as opções incluem um percurso guiado pelo Trilho do Laboreiro, rafting no Rio Minho, hidrospeed, kayaks, salto pendular, canyoning, mini slide, rappel, passeios de pónei, burro ou cavalo e passeios de charrete com visita ao centro histórico, à Rede Melgaço Museus e ao Solar do Alvarinho.  

Para os entusiastas do enoturismo, as adegas locais irão promover visitas e provas gratuitas. Estas experiências permitirão não só degustar os vinhos da região, como também descobrir os processos de produção e a herança vitivinícola de Melgaço.  

As sugestões para quem procura experiências autênticas passam por uma visita à queijaria Prados de Melgaço, ao “ARTES” – Centro de Artesanato ou uma experiência com abelhas mansas (Abelhas do Paulo – Buckfast). 

Para os apreciadores de cultura e história, o programa inclui um tour cultural em minibus pelos principais espaços culturais do concelho, com a oportunidade de visita à Rede Melgaço Museus, com entrada gratuita. Os espaços museológicos incluem o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, o Museu do Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, o Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro. 

Os amantes de relaxamento e bem-estar poderão usufruir do circuito termal das Termas de Melgaço e dos serviços de spa da Melsport, ambos com um desconto de 20%. 

Para a proposta e visita a Melgaço estar completa, os visitantes poderão ainda usufruir de um desconto de 20% nos alojamentos aderentes à iniciativa. E, aos almoços e jantares, serão brindados com um copo de alvarinho nos restaurantes aderentes. 

Programa completo e entidades aderentes para consulta aqui. 
 

MELGAÇO REGISTA CRESCIMENTO TURÍSTICO E CONSOLIDA-SE COMO DESTINO DE NATUREZA E SUSTENTÁVEL

Nos últimos anos, Melgaço tem-se afirmado como um destino turístico de excelência, com o número de dormidas a crescer continuamente. Em 2023, o concelho registou 48.178 dormidas em estabelecimentos hoteleiros e alojamento local. Este crescimento é impulsionado pelo plano estratégico e de marketing para o turismo implementado pelo município, que definiu os caminhos a percorrer para a afirmação e diferenciação como um destino turístico e como um destino de turismo de natureza, ativo e sustentável, sob a marca o “destino de natureza mais radical de Portugal”. «Melgaço é um destino turístico para todos aqueles que adoram natureza, boa gastronomia e vinho, mas também cultura e património», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, salientando que «Melgaço é hoje reconhecido como um destino de turismo de natureza de excelência - estamos inseridos no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas somos também muito procurados pela nossa gastronomia e pelos muito galardoados alvarinhos. Este posicionamento deve-se, também, muito à panóplia de programas que a autarquia e os operadores do concelho promovem durante todo o ano.». 

Saiba-se que em 2023, de acordo com dados do Observatório Turístico de Melgaço, designadamente das visitas aos vários espaços culturais do concelho, Melgaço recebeu 31.113 visitantes nacionais e 13.733 internacionais, oriundos de diversos países (top 5:  Espanha, França, Reino Unido, Brasil e Alemanha).  

Solar do Alvarinho destaca-se como o espaço mais visitado, com 11.756 visitantes nacionais e 2.720 internacionais; seguindo-se a Torre de Menagem com 6.045 visitas nacionais e 4.269 internacionais; a Porta Lamas de Mouro, com 3.455 nacionais e 1.667 internacionais; o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, com 2.905 nacionais e 1.555 internacionais; o Museu de Castro Laboreiro, com 2.823 nacionais e 790 internacionais; a Loja interativa de turismo, com 2.797 visitantes nacionais e 2.234 internacionais; o Espaço Memória e Fronteira, que registou 2.512 nacionais e 1.039 internacionais; e o Posto de turismo de Castro Laboreiro, com 1.725 visitas nacionais e 1.015 internacionais. 
  

Comentários
Comentário enviado com sucesso!