O Projeto internacional Rural Sport: Áreas Rurais Saudáveis e Ativas é cofinanciado pela União Europeia
Politécnico de Viana do Castelo promove o desporto em áreas rurais
O objetivo será reunir em livro as experiências, as boas práticas e as metodologias de atuação de cada entidade envolvida que promovam a prática de desporto e de atividades físicas em ambientes rurais, envolvendo especialmente populações mais vulneráveis.
A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo quer promover o desporto e a atividade física em áreas rurais. Para isso, participa no projeto internacional Rural Sport: Áreas Rurais Saudáveis e Ativas, que agrega mais duas entidades.
Este projeto inovador, coordenado pela ADENI da Sierra Norte de Madrid, Espanha, em parceria com o Club de Montañismo de Calcis de Eubéia, Grécia, foi aprovado pela Comissão Europeia em outubro de 2022.
Numa primeira fase, foram promovidas já duas reuniões, a última no Politécnico de Viana do Castelo, para partilha de boas práticas, construção e promoção de pensamento crítico e troca de experiências. O objetivo será reunir em livro o know-how de cada entidade envolvida, visando a promoção do desporto e da atividade física em áreas rurais, com especial ênfase na inclusão de populações mais isoladas e vulneráveis, como deficiências físicas, idosos ou populações em risco de exclusão social. “Este e-book irá documentar os conhecimentos das três entidades envolvidas, servindo como ferramenta multiplicadora e inspiradora para futuras ações no contexto europeu”, descreve o investigador e docente Bruno Silva, da ESDL-IPVC.
Com trabalho desenvolvido na promoção do desporto de forma transversal e adequado a diversos públicos e realidades, alicerçado num conhecimento científico em constante construção, a ESDL-IPVC contribui para este projeto internacional com a sua experiência em desportos educativos e atividades inclusivas e desportos de natureza, muitos deles desenvolvidos em ambientes rurais.