Grupo de Danças e Cantares de Perre | Daniel Pereira Cristo em Perre, numa tarde dedicada aos instrumentos tradicionais
Notícia
Publicado em 10/04/2024

Daniel Pereira Cristo em Perre, numa tarde dedicada aos instrumentos tradicionais

- inscrições gratuitas- 

 

Tragam os vossos cavaquinhos e braguesas

(oficina/tertúlia/showcase de música, ritmos e instrumentos tradicionais)

 

O Grupo de Danças e Cantares de Perre recebe na sua sede, pelas 15h30 do dia 21 de abril, uma oficina com Daniel Pereira Cristo. O músico bracarense, deambulará pela surpreendente diversidade e riqueza das sonoridades, instrumentos e ritmos tradicionais - que quanto a ele urge trazer para o presente e contemporaneidade, com rigor e paixão.

 

Entre oficina de instrumentos, conversa e música, tentará sensibilizar a plateia desta associação de Perre para a importância da nossa música e instrumentos de raiz, como manifestação fundamental de todo um povo e como forma de diferenciação num mundo cada vez mais standardizado.

           

Os 50 anos do 25 de Abril serão também celebrados e evocados. Os valores que representa: Liberdade, Democracia, assim como o papel fundamental dos cantautores nessa vivência.

 

Daniel Pereira Cristo nasceu em Braga no dia 25 de Abril de 1979 e é um militante da palavra, da música e dos instrumentos tradicionais. Tem vindo a ser reconhecido como um dos nomes maiores da música de raiz portuguesa, venceu alguns prémios dos quais se destaca o Prémio Carlos Paredes em 2018  - atribuído ao seu álbum de estreia em nome próprio “Cavaquinho Cantado”, lançado num esgotado Theatro Circo em 2017.


A música faz parte da sua vida desde sempre, desde logo pelo seu pai - também músico - que o introduziu aos cordofones, depois pelo percurso normal na escola regular e no Grupo Cultural de São Mamede de Este onde foi evoluindo como músico, aprendendo com os tocadores mais velhos, desenvolvendo veia de multi-instrumentista auto-didata, que foi aprofundando até aos dias de hoje, em muitos grupos por onde foi passando, tocando e dirigindo, fazendo trabalho de composição e orquestração (arranjos harmónicos, melódicos e vocais).


Vive numa permanente dicotomia entre o passado e o presente, onde o futuro quer sempre tomar lugar e a identidade e a raiz teimam em mostrar-se. 

 

 

As inscrições são gratuitas. E pode confirmar a sua presença através do e-mail gdc.perre@gmail.com ou através dos contactos 967143792  - 919766453


 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!