MELGAÇO CELEBRA 30ª EDIÇÃO DA FESTA DO ALVARINHO E DO FUMEIRO
22/03/2024 23:51 em NOTICIA

De 26 a 28 de abril

MELGAÇO CELEBRA 30ª EDIÇÃO  
DA FESTA DO ALVARINHO E DO FUMEIRO 

Área específica para provas personalizadas e para o estabelecimento de parcerias e negócios é uma das apostas da autarquia melgacense

 

De 26 a 28 de abril, Melgaço celebra a 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. O certame reunirá 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais / inovadores. A inauguração acontecerá pelas 18h00 do dia 26 de abril, no largo do Mercado Municipal.  

Depois do sucesso de 2023, a autarquia volta a apostar numa área específica para provas personalizadas, no interior do recinto, onde os produtores poderão apresentar os seus produtos. Enquanto na última edição a ação era dirigida a profissionais do setor, este ano os produtores poderão realizar provas, que carecem de agendamento, dirigidas ao público em geral. A ação assume-se, fundamentalmente, como uma forma de permitir aos participantes estabelecerem parcerias e negócios. 

Com uma área total de 3800m2, o certame apresentará ainda espaços específicos para a restauração, onde quatro restaurantes apresentarão excelentes propostas gastronómicas, e contará ainda com a presença de sete stands de animação turística/institucionais. Juntos, vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes. 

«Com o passar dos anos, edição após edição, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro foi-se fortalecendo e afirmando-se como um evento de referência, um exemplo e um modelo de boa prática a implementar noutras regiões. Temos vindo a inovar, renovando o conceito e espaço, de forma a proporcionarmos, de ano para ano, um evento único e ímpar, que corresponda às espectativas de quem nos visita, mas também dos participantes e, por isso, temos potenciado ações entre os produtores e possíveis clientes, para que estes tenham oportunidade de, durante a festa, estabelecerem parcerias e negócios.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, acrescentando ainda que «a programação da presente edição oferecerá um programa recheado de momentos que prometem dar a conhecer o que de melhor se faz no território.»  

Sobre o impacto do certame na região, Manoel Batista afirma que estes eventos são de extrema importância para a economia: «São, indiscutivelmente, fulcrais para o desenvolvimento do território. Não são só festa e vinho! São a nossa Cultura. O nosso ADN. A nossa história.»  

Durante os três dias do evento será possível assistir a showcookings protagonizados pelos chefes Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire, que apresentarão propostas gastronómicas harmonizados com alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço. 

Os visitantes terão também oportunidade de assistir a quatro provas comentadas de vinhos: Valéria Zeferino, da Revista Grandes Escolhas, que se debruçará na temática “Alvarinho à prova do tempo”; a Associação de Produtores de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço – (APA), com o tema “Monção e Melgaço: Um Terroir Único”; Beatriz Machado, da Nieeport, com a temática “Uma Casta. Vários Estilos de Vinho”; e Manuel Malfeito, do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, com o tema "Entender as diferentes expressões do Alvarinho, sem descrever aromas nem dar notas".   

Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento contempla ainda o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), mas também momentos de animação musical, diurna e noturna, que serão protagonizados por Quim Barreiros, pelo Grupo América, pelo Dj Viktor Soul, pelo grupo Charanga Camisas Negras, por Berto Boss, com o espetáculo Forever 80´s, e por um encontro de grupos folclóricos (Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, Danças e Cantares Castrejos, Grupo Danças e Cantares de Mazedo e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tramagal). Haverá, ainda, uma diversidade de atividades paralelas, de animação turística e desportiva e, também, de enoturismo, que permitirão dar a conhecer Melgaço. Programa de atividades disponível em www.festadoalvarinho.pt

O recinto da Festa conta com um total de 52 expositores e uma zona de degustações com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas. Os visitantes poderão adquirir o copo de prova no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5€. 

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é organizada pela Câmara Municipal de Melgaço e decorre nos dias 26, 27 e 28 de abril, entre as 10h e as 04h00 e no domingo entre as 10h e as 20h00.   

29 PRODUTORES DE ALVARINHO

18 de Melgaço: Adega do Sossego, Alvaianas, Anselmo Mendes, Casa de Canhotos, Casa de Midão, Dom Ponciano, Dom Salvador, Dona Paterna, Encostas da Capela, Encosta dos Castelos, Quinta da Pigarra - Encostas de Melgaço, Quintas de Melgaço, Quinta do Louridal – Poema, Quinta do Regueiro, Pequenos Rebentos - Márcio Lopes, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço. 
11 de Monção: Alvaminho, Cortinha Velha, Encostas de Sende, Encostas do Mouro, Monsão 1261, Provam, Quinta das Pereirinhas - Foral de Monção, Quinta de Alderiz, Quinta de Setas, Quinta do Mascanho e Terras de Conclave.  

  

16 PRODUTORES DE PRODUTOS LOCAIS / INOVADORES

Aveleira - Fumeiro Tradicional, Crepes Prendokas, Delícias de Alvaredo, Fumeiro das Tias - Sabores de Virtelo, Melgaço em Sabores, O Casal, Produtos de Alvaredo, Prados de Melgaço – Queijaria, Produtos Inovadores (MinhodKa, Artesanali’s, Hidromel de Alvarinho e MonsãoGin), Roscas de Melgaço, Saberes da Tradição, Sabores Castrejos e Sabor do Céu.   

  

4 RESTAURANTES

Miracastro, Miradouro do Castelo, O Brandeiro e Tasquinha Castreja. 

    

7 ENTIDADES DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA / ARTESANATO

Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Melgaço Radical; Associação Coraltours Minho; Associação Portuguesa do Cão de Castro Laboreiro; Associação Promotores Turísticos Branda da Aveleira; Escola Superior de Desporto e Lazer; EPRAMI - Escola Superior do Alto Minho Interior; e Montes de Laboreiro/Melgaço WhiteWater.       

PROGRAMA AQUI!

A FESTA DO ALVARINHO E DO FUMEIRO  

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos, e como os dados demonstram inequivocamente, tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal tenha reconhecido o seu interesse para o turismo.  
Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza. 

O certame promove o que Melgaço Tem: desde a gastronomia, ao artesanato, ao turismo, apresentando-se como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção. «Não há exemplo no Alto Minho, nomeadamente nesta fileira do vinho e dos produtos locais, de um certame que tenha o impacto que tem a Festa do Alvarinho e do Fumeiro na economia dos municípios laterais. Até nos vizinhos galegos há grande impacto no alojamento», atenta o autarca Manoel Batista. 

Não podemos descurar a grande importância deste evento para toda a economia local que, há 30 anos, é impulsionada também através deste evento, sejam os produtores de vinho alvarinho, sejam os do fumeiro que, em 2015, viram este produto ser distinguido pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), juntando-se assim ao salpicão e à chouriça de sangue. Estes produtos são o resultado do saber-fazer das populações de Melgaço, que conhecem as técnicas de fabrico tradicionalmente utilizadas e que foram transmitidas de geração em geração.  
      

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!