No âmbito da sinalização do Dia Internacional da Mulher, o Projeto Farol - estrutura de atendimento a vítimas com RAP (Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens) que está a ser desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) do GAF-Gabinete de Atendimento à Família, convidou Parceiros da Rede de Intervenção Intermunicipal de Violência Doméstica (RIIVD) e a comunidade escolar a sinalizar este dia, unindo esforços para combater a violência doméstica e promover o respeito mútuo.
A violência doméstica é uma realidade que afeta muitas mulheres em todo o mundo, e é fundamental que cada um/a de nós se torne parte da solução. E foi nesse sentido que o Farol propôs uma atividade simples, porém simbólica: pinta-me! Pinta-me com as cores do respeito, da empatia e da igualdade.
Algumas escolas e parceiros foram desafiados a pintar um Cabeçudo - Cabeçudo by GAF (peça manufaturada pelos/as utentes da Oficinas). A pintura desta figura, demonstra não apenas a solidariedade às vítimas de violência doméstica, mas também o compromisso enquanto agentes de mudança nas nossas comunidades. De 8 a 17 de março de 2024, todas as obras resultantes desta atividade estarão expostas no Viana Shopping, piso 2. Esta exposição denominada Pinta-me - Arte pela Igualdade: Dia Internacional da Mulher, pretende fortalecer a divulgação e sensibilização para a causa. Cada pincelada representa um passo em direção a um mundo onde todas as mulheres possam viver livres do medo e da opressão.
Juntem-se a nós nesta jornada de consciencialização e ação, visite a exposição e divulgue. Vamos pintar um futuro onde o respeito seja a norma e a violência seja coisa do passado!