BTL 2024: Amar o Minho apresentou a diversidade de um território unido
No seguimento da participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024, o Minho faz um balanço positivo da sua presença. Na base desta conclusão está a forte afluência do público ao stand “Amar o Minho”, que se mostrou interessado em obter informações sobre a oferta turística, assim como os dados divulgados da sua procura turística, que afirmam cada vez mais o território como destino turístico à escala nacional e internacional.
A captação do turista nacional foi apontada como o objetivo central desta participação aos quais o Minho teve oportunidade de apresentar as potencialidades turísticas desta região, destacando os principais fatores que identificam e distinguem este território, afirmando esta região como um destino turístico de autenticidade e acolhimento. Natureza, Enogastronomia, Património e Cultura, Eventos e Tradições, Saúde e Bem-estar, Aldeias, Solares e Jardins, foram os produtos estratégicos que o Minho pretendeu realçar na diversidade do seu território composto por 24 municípios unidos numa presença única.
No primeiro dia de evento, o “stand Amar o Minho” recebeu a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contudo o momento alto desta participação - 29 de fevereiro, dia dedicado ao “Nosso Minho” – foi assinalada a importância do turismo como ferramenta importante de desenvolvimento local, em particular nos territórios de baixa densidade, com respeito e sustentabilidade, estimando-se que o mesmo em 2024 deve atingir valores recordes. Neste contexto, foi aproveitado este momento para a apresentação e lançamento do site “Cá n Minho” - https://canominho.minhoin.com/ - com experiências turísticas em torno da região. “Cá no Minho temos histórias para contar, artes para descobrir, caminhos para desbravar, aventuras para viver, sabores para explorar e braços sempre abertos para receber, com um sorriso, todos aqueles que nos quiserem visitar”.
Por outro lado, importa salientar o impacto da promoção de grandes eventos do Minho e referir ainda que durante os 5 dias do certame, foram promovidas degustações gastronómicas e provas vínicas diárias que refletiram a diversidade e a excelência tanto do receituário como dos produtos locais. A localização do stand “Amar o Minho”, bem como o seu layout apelativo, foram considerados, pelos visitantes, fatores determinantes para uma maior interação com o público, tendo mobilizado uma procura significativa quer no âmbito do vasto programa de animação quer das mostras permanentes de artesanato.
A participação na BTL pretendeu marcar o início de uma nova etapa de desenvolvimento no âmbito da futura EEC PROVERE Minho IN 2030 e, por sua vez, divulgar a diversidade que compõe o Minho, a uma só voz num só território; destacar a variedade de opções existentes no território; afirmar a identidade minhota, reforçando a marca "Amar o Minho” de forma consistente.
Por outro lado, esta iniciativa possibilitou reforçar a coesão interinstitucional, a dinâmica afirmativa e a capacidade de promover o potencial turístico do Minho. Desde já, agradecemos a contribuição e excelente colaboração dos 24 municípios, que animaram e dinamizaram as atividades de programação, assim como a todos os parceiros privados que se associaram a esta iniciativa em prol da promoção territorial do Minho.
.
.