A apresentação irá decorrer esta quinta-feira, às 11h, na sede do Data CoLAB, em Viana do Castelo. O Politécnico de Viana do Castelo é um dos sócios fundadores desta estrutura.
Data CoLAB cria Centro de Inteligência Territorial | o perfil que faltava ao território
Trata-se de um instrumento que promete revolucionar a forma como olhamos para um determinado território, permitindo tomar decisões mais conscientes e informadas ao disponibilizar de forma aberta dados sobre governança, ambiente, mobilidade, modos de vida, sociedade e economia.
O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa inaugura Centro de Inteligência Territorial, do Data CoLAB, laboratório do qual o Politécnico de Viana do Castelo é sócio fundador. O Centro de Inteligência Territorial vai disponibilizar, de forma aberta e gratuita, informação sobre os territórios, relacionadas com governança, ambiente, mobilidade, modos de vida, sociedade e economia.
Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, preside, esta quinta-feira, à apresentação do Centro de Inteligência Territorial (CIT). Trata-se de um instrumento que promete revolucionar a forma como olhamos para um determinado território, permitindo tomar decisões mais conscientes e informadas.
O CIT é uma plataforma territorial da responsabilidade do Data CoLAB, Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientada para os Dados, sediado em Viana do Castelo, que vai disponibilizar, de forma aberta, dados sobre governança, ambiente, mobilidade, modos de vida, sociedade e economia. Trata-se de uma espécie de radiografia feita ao território, que irá permitir aos municípios conhecer o território onde estão inseridos, mais-valias ou parâmetros a melhorar.
Mas o Centro de Inteligência Territorial será também um importante instrumento de trabalho para instituições e entidades privadas. Este Centro de Inteligência Territorial assume-se, por isso, como uma ferramenta privilegiada para compreender os desafios e oportunidades de um território específico e para orientar ações que visem o seu desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de sua população, facilitando a tomada de decisão.
Este CIT irá também dar um grande contributo para a digitalização da informação relativa aos territórios.
A apresentação irá decorrer esta quinta-feira, às 11h, na sede do Data CoLAB, em Viana do Castelo, onde serão apresentados dois casos práticos: Viana do Castelo e Vila Nova de Famalicão.
Refira-se que o Data CoLAB foi formalmente inaugurado em junho de 2023, contando já com delegações em Coimbra e Lisboa e tendo perto de quatro dezenas de colaboradores. O Politécnico de Viana do Castelo foi uma das entidades que esteve na génese deste laboratório cuja primordial missão é colaborar para o desenvolvimento do território.
O perfil ao território abraça as seis áreas referidas, em dados abertos, mas poderá analisar outras componentes, conforme as pretensões da entidade contratante.
Além do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, a sessão de apresentação irá contar com intervenções do presidente do Data CoLAB, António Ferreira Dias, e da diretora de Desenvolvimento de Produto do Data CoLAB, Ana Gonçalves.