Valter Lobo sucede ao esgotado concerto de Aurea
Com o concerto de Aurea, agendado para esta sexta-feira, completamente esgotado, o Centro Cultural de Paredes de Coura prepara-se para em fevereiro receber outro nome grande das canções. Valter Lobo também tem tido completamente lotadas salas por todo o país e na passagem por Coura, a 9 de fevereiro, pelas 21h30, com certeza que também vai ser calorosamente recebido pelo público mais exigente.
Se Aurea, reconhecidamente uma das mais bem-sucedidas e populares artistas da cena musical portuguesa, vem ao Centro Cultural apresentar ‘Moods’ o novo álbum que marca a sua estreia como compositora e a celebração dos seus 10 anos de carreira, Valter Lobo vem confirmar um trajeto seguro que começou a desenhar-se em 2013 com ‘Inverno’ e se tem consolidado desde 2016 com o seu primeiro álbum, ‘Mediterrâneo’.
‘Mediterrâneo’ é já um álbum de culto no que toca à escrita de canções em português por artistas independentes e, nos seus concertos, Valter Lobo pretende partilhar as experiências pessoais em palco e tornar cada espetáculo num verdadeiro encontro onde há lugar a toda uma performance, diálogo e meditação.
‘Primeira Parte de um Assalto’, de 2022, é o passo seguinte na já entusiasmante e prometedora carreira de Valter Lobo, projetando uma viagem imersiva por canções repletas de emoção. Nestes nove temas, o cantautor expõe-se a outro nível e isso sente-se em cada frase, notando-se todo um cuidado em fazer passar mensagens para os ouvintes, com quem mantém uma ligação de extrema proximidade.
‘Miguel Dantas – uma vida exemplar contada aos jovens’
Ainda esta semana, por Coura também há o lançamento do livro ‘Miguel Dantas – uma vida exemplar contada aos jovens’, na 5ª feira, 25 janeiro, pelas 10h30, no Arquivo Municipal, com a presença de duas turmas do 6º ano.
‘Miguel Dantas – uma vida exemplar contada aos jovens’ é o terceiro livro de Assírio Bacelar que tem por referência Paredes de Coura, e depois deste reconhecido editor, cofundador da Assírio & Alvim, ter também escrito em 2006 ‘Leonardo e o Papagaio’ e em 2013 ‘O pequeno herói de Travanca – uma história das Guerras da Restauração’.
Recorde-se que o autor foi agraciado pela Câmara Municipal de Paredes de Coura com a Medalha de Mérito Dourada no Dia do Município, em 10 de agosto de 2022, aquando dos seus 50 anos de atividade editorial. Neste ‘Miguel Dantas – uma vida exemplar contada aos jovens’, a ilustração tem a assinatura da courense, nascida em Agualonga, Marguerete Barbosa, mais conhecida pelo seu trabalho escultórico em barro, mas que também tem tido as suas incursões pela ilustração de livros para a infância.
Miguel Dantas Conselheiro de Estado e Par do Reino, administrador do concelho e o principal impulsionador da construção do edifício onde hoje existe os Paços do Concelho. Empreendedor, saiu muito jovem para o Brasil e de lá regressou com fortuna. Influente em Lisboa – consta mesmo que emprestou dinheiro à Coroa --, trouxe o telégrafo para Paredes de Coura e cunhou moeda com valor fiduciário para pagar o leite para a sua fábrica de manteiga, em Formariz, de onde saiu o primeiro queijo tipo Flamengo a nível nacional.