EM MELGAÇO: O PAI NATAL É RADICAL E VOLTA A DESCER O RIO MINHO
13/12/2023 10:21 em NOTICIA

EM MELGAÇO:

O PAI NATAL É RADICAL E VOLTA A DESCER O RIO MINHO

A iniciativa enquadra-se na programação do município promovida para esta quadra natalícia.

Em Melgaço, a maior aventura desta época natalícia acontece no próximo sábado, dia 16 de dezembro, pelas 11h00: a tradição volta a cumprir-se e o Pai Natal aventura-se no rafting com uma descida no Rio Minho. A iniciativa, uma organização da empresa Melgaço Radical, com o apoio do município de Melgaço, enquadra-se na agenda para esta quadra natalícia que se prolonga até 12 de janeiro, com diferentes atividades. 

«Sendo Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal e o rafting uma das principais atrações para os amantes de desporto de aventura, o Pai Natal não poderia chegar de outra forma.», afirma o autarca de Melgaço, Manoel Batista, em jeito de convite para os mais curiosos e para que as pessoas visitem a vila melgacense nesta quadra. 

O ponto de encontro com o Pai Natal será na praia de Arbo (junto à Ponte Internacional), por volta das 11h30, após a aventura pelas águas do Rio Minho. Neste momento, S. Nicolau irá entregar uns miminhos aos mais pequenos.

À DESCOBERTA DO NATAL, EM MELGAÇO

O programa de animação arrancou no dia 2 de dezembro, com a exposição coletiva “Cercolartes VII”, acompanhada de um momento musical com os “The Partisan Seed”. A mostra está em exibição para toda a comunidade até 12 de janeiro de 2024, na Casa da Cultura. 

O cinema terá lugar na programação com três sessões, a acontecer na Casa da Cultura: a 16 de dezembro, pelas 10h30 e pelas 16h30, será exibido o filme “Wish: O Poder Dos Desejos”, indicado para crianças maiores de 6 anos; e a 30 de dezembro, pelas 21h30, será exibido o filme “Wonka”, indicado para crianças maiores de 12 anos. Os bilhetes estarão disponíveis na Casa de Cultura de Melgaço, no valor de 3€ cada. 

Em exclusivo para a comunidade escolar de Melgaço, a Casa da Cultura acolheu hoje, 12 de dezembro, a dinamização de um Teatro de Natal. Amanhã, 13 de dezembro, esta atividade voltará ao mesmo local e será dedicada às Instituições e aos Centros de Dia.

A animação continuará a 17 de dezembro, com a VI Gala de Natal “Melgaço em Patins”. A atividade, promovida pela Associação Melgaço em Patins, onde os atletas vão demonstrar as suas habilidades e o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano, acontecerá no Centro de Estágios de Melgaço, pelas 15h00. A entrada é livre.


Para celebrar a quadra natalícia, a autarquia convida ainda a comunidade e visitantes a participarem no workshop “Casinhas de Gengibre”, dinamizado por Cátia Domingues, a 19 de dezembro. A iniciativa é gratuita e acontecerá na Casa da Cultura, pelas 14h30. A participação carece de inscrição obrigatória até dia 15 de dezembro, através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-melgaco.pt.

No dia 20 de dezembro, a freguesia de Penso volta a sair à rua ao anoitecer para celebrar a Alumiada a São Tomé, em diferentes locais daquela localidade. 

Destinado à comunidade infantil, no dia 21 de dezembro, pelas 14h30, haverá “Um Conto de Natal” com a obra “O Melhor Presente de Natal”, de Ben Mantle. A iniciativa é de entrada livre e acontece na Casa da Cultura. 

A dança também faz parte do programa de Natal: no dia 22 de dezembro, a Gala de Natal da Melgaço Dance Center promete encher de brilho e cor o Centro de Estágios de Melgaço. O evento é de entrada livre e acontecerá pelas 21h00.  

Melgaço preparou ainda um momento de animação itinerante pelas ruas da vila: no dia 23 de dezembro, pelas 15h00, será possível assistir à Parada de Natal.
 

“COMPRE LOCAL! COMPRE O QUE É NOSSO.” MELGAÇO TEM!

Neste Natal, a autarquia volta, uma vez mais, a apelar à realização das compras de Natal no comércio tradicional. “COMPRE LOCAL! COMPRE O QUE É NOSSO.” é a campanha de promoção e valorização que a autarquia de Melgaço lançou na fase de desconfinamento, em maio de 2020, com o propósito de revitalizar a economia local, mas que tem vindo a lembrar da importância do objetivo com que tal foi idealizada, designadamente com o intuito de mostrar o valor do comércio local. 

«Ao comprarmos o que é de Melgaço, estamos a promover o desenvolvimento económico do nosso município.», atenta o autarca, Manoel Batista, apelando a que as pessoas «façam as suas compras de Natal em Melgaço. Os nossos produtos têm qualidade e são de confiança.» 

A oferta é vasta, desde produtos locais, como o afamado alvarinho, ao fumeiro, aos queijos, aos doces, mas também às experiências na natureza, como atividades radicais, experiências nos diversos alojamentos de Melgaço, gastronómicas, de enoturismo, entre outras, possíveis de se vivenciar no território. Nas redes sociais do Município de Melgaço e no site municipal será possível encontrar informação sobre os diversos produtos e experiências.  «Hoje, encontramos no nosso concelho uma enorme multiplicidade de bens, muitos deles produzidos pelos melgacenses, símbolo da nossa identidade, marca de Melgaço.», refere Manoel Batista. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!