Iniciativa acontece pela primeira vez no Alto Minho nos dias 9, 10 e 11 de novembro
Cuidados paliativos em debate na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo
IV Jornadas de Investigação – Ciência aberta | Ciência cidadã – de olhos postos na sociedade” serão uma oportunidade de excelência para alertar para a importância de profissionais especializados em cuidados paliativos. A iniciativa será também um importante fórum de partilha e debate de experiências.
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo recebe esta semana, dias 9, 10 e 11, as IV Jornadas de Investigação – Ciência aberta | Ciência cidadã – de olhos postos na sociedade”, promovidas pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), em parceria com o Município de Viana do Castelo.
Trata-se da primeira vez que estas jornadas ocorrem no Alto Minho, motivo que deixa a subdiretora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e membro da Comissão Científica destas jornadas, Manuela Cerqueira, particularmente satisfeita, porque a iniciativa, além de sensibilizar para a importância da formação dos profissionais em cuidados paliativos, afigura-se como uma ocasião de eleição para o debate, a reflexão e a partilha de experiências e práticas na área. “Ao longo dos três dias serão apresentados estudos de investigação, práticas e conhecimentos sobre os cuidados paliativos, em que a tónica será a divulgação da importância destes cuidados na qualidade de vida de quem os recebe”, explica Manuela Cerqueira.
Durante as IV Jornadas será feito um trabalho em rede, com palestrantes nacionais e internacionais, centrado na continuidade da investigação em cuidados paliativos e na sua importância para quem os recebe. “Devemos estar particularmente atentos a esta temática, porque o aumento da esperança média de vida vem associado a algumas comorbilidades e os cuidados paliativos exigem formação específica”, acrescenta, ainda, Manuela Cerqueira.
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, a primeira Escola do país com formação em cuidados paliativos
Atenta às necessidades atuais da sociedade e das equipas multidisciplinares que atuam na área da saúde, Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) foi a primeira instituição de ensino superior do país a ter formação em cuidados paliativos, primeiro com a pós-graduação em Cuidados Paliativos e Enfermagem Oncológica, depois com o mestrado em Cuidados Paliativos. Atualmente, a ESS-IPVC tem em funcionamento o curso de mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Também no curso de licenciatura em Enfermagem, a temática dos cuidados paliativos é trabalhada.