Márcia regressa a Coura
sex_24 out_21h30 | CENTRO CULTURAL
Depois da passagem pelo palco do Vodafone Paredes de Coura na edição de 2022, Márcia, reconhecida como um dos nomes mais talentosos na composição em língua portuguesa, está de regresso a Coura esta sexta-feira, 24 de outubro, pelas 21h30, para um concerto mais intimista no Centro Cultural.
Já quase todos ouvimos e não ficamos indiferentes a canções tão bonitas como “A pele que há em mim”. Associamos de imediato a Márcia, como há mais tempo cantarolávamos “Cabra-cega” ou mais remotamente nos lembramos do projeto Real Combo Lisbonense.
Falando assim, até parece que estamos perante um nome da velha guarda. Mas não. Simplesmente, Márcia tem deixado um rasto de criatividade, emprestando o melhor da arte de escrever canções bonitas a uma voz macia e que nos enche de emoção.
Pois é esta Márcia que esta sexta-feira, 27 de outubro, vai passar pelo grande auditório do nosso Centro Cultural. O espetáculo começa pelas 21h30 e será um desfilar de canções bonitas dos EP e álbuns como “A Pele que Há em Mim”, “Dá”, “Casulo”, “Quarto Crescente” e “Vai e Vem”.
Trabalhos que têm valido a Márcia os maiores elogios da crítica, bem como um cada vez maior número de fãs. Mas também os inúmeros prémios que lhe consolidam o estatuto dos grandes nomes da nossa música popular, como o prémio José da Ponte, da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2019, ou as três nomeações para os Globos de Ouro da SIC/Caras, com os temas “Tempestade", “Insatisfação” e “A pele que há em mim (Quando o dia entardeceu)”, este último em dueto com J.P. Simões.
Paralelamente a toda esta criatividade em torno da música, Márcia encontra ainda tempo para as palavras. Depois da estreia no Rio de Janeiro e São Paulo, cidades que lhe acolheram da melhor forma, Márcia dedicou-se à edição do seu primeiro livro. "As estradas são para ir" é uma combinação de ilustrações suas, letras de canções, crónicas e partilha de pensamentos, num registo que mereceu a distinção pela Ritmar, da Galiza, e prémios Bertrand.
Mas é à frente no palco, no contacto com o seu público, que Márcia mostra o que há de melhor na nova geração cantautores, pelo que não temos dúvidas que Coura também saberá receber da melhor forma o mais recente registo de originais, ‘Picos e Vales’, e do qual fazem parte temas tão interessantes como “Já Passou da Hora”, “Flor e a Fava”, “Meu amor bem sabes”, num concerto que se antevê emotivo, íntimo e ao mesmo tempo impactante.
‘O Criador’
O fim de semana também nos traz cinema, com o filme de ação ‘O Criador’ dirigido por Gareth Edwards, com sessões sábado e domingo, pelas 15h00 e 21h30, também no Centro Cultural.
No meio de uma guerra futura entre a humanidade e as forças da inteligência artificial, Joshua (Washington), um antigo elemento das forças especiais de luto pelo desaparecimento da mulher (Chan), é escolhido para caçar e matar o Criador, o arquitecto esquivo da IA que desenvolveu uma arma misteriosa capaz de pôr fim à guerra e à humanidade.
Joshua e a sua equipa atravessam as linhas inimigas e entram no coração sombrio do território ocupado pela IA para descobrir que a arma a destruir é uma IA sob a forma de uma criança.
Título original: The Creator
Género: Ação/Ficção Cientifica/Thriller
Realização: Gareth Edwards
Atores: John David Washington , Ralph Ineson , Allison Janney , Gemma Chan
Classificação: 12 anos
Horário:
Dia 28/10 - 15h00 e 21h30
Dia 29/10 - 15h00 e 21h30