Cerimónia, que se realiza a 15 de maio, conta com a atribuição de vários prémios e bolsas
Politécnico de Viana do Castelo celebra 37.º aniversário e projeta e o futuro
Reforçar o conhecimento e globalizar o Instituto Politécnico de Viana do Castelo são as principais premissas do 37.º aniversário da Instituição, que se celebra na próxima segunda-feira, com início agendado para as 14h30. Num ano em que a Instituição foi a votos, a cerimónia de aniversário afigura-se como uma ocasião para celebrar o passado, mas também para projetar o futuro do IPVC, com homenagens a estudantes, docentes, investigadores e colaboradores.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo comemora, na próxima segunda-feira, 15 de maio, o seu 37.º aniversário com diversas atividades e atos solenes, que irão decorrer no Auditório Professor Lima de Carvalho, junto ao edifício dos Serviços Centrais, em Viana do Castelo.
Mais do que assinalar o aniversário da instituição, a cerimónia afigura-se como “uma ocasião primordial para celebrar o extraordinário passado e o auspicioso futuro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, homenageando a excelência dos seus estudantes, docentes, investigadores e colaboradores”, explica Carlos Rodrigues, presidente do Politécnico de Viana do Castelo.
O IPVC atravessou, recentemente, um período eleitoral, com o Conselho Geral a conferir à candidatura de Carlos Rodrigues uma maioria qualificada de votos favoráveis. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo aproveita o 37.º aniversário da Instituição para traçar as linhas gerais para o próximo mandato, reforçando o conhecimento e a globalização do IPVC como projetos para 2030. “As Instituições de Ensino Superior vão ter de ser, cada vez mais, instituições ‘sem muros’, abertas e comprometidas com a sociedade, inseridas numa rede alargada de parcerias locais, nacionais e internacionais, sem que tal possa significar comprometer os seus princípios e vocação original. A missão das Instituições de Ensino Superior terá de ser uma combinação única de ensino/aprendizagem, investigação, inovação, missão cultural, transferência de conhecimento para apoio a uma sociedade aberta, pluralista e democrática”.
Carlos Rodrigues defende, ainda, que, para o próximo quadriénio, o seu objetivo passa pela “implementação de um conjunto de estratégias que permitam ao IPVC ter a capacidade de concorrer com os seus pares, baseadas em princípios de inovação e numa visão cada vez mais global do ensino superior, na capacidade institucional de antecipar tendências e consequências, através do desenvolvimento de ações orientadas para o futuro”.
Prémio de Melhor Classificação de Ingresso, Prémios de Mérito a Estudantes e Prémios de Reconhecimento de Carreira
A cerimónia do 37.º aniversário começa às 14h30, com um momento musical, protagonizado pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da presidente do Conselho Geral, Rosário Barros, do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Federação Académica do IPVC, Vânia Rodrigues.
Ainda no âmbito das comemorações do 37.º aniversário do IPVC, serão entregues Prémios de Melhor Classificação de Ingresso e Prémios de Mérito a Estudantes da Instituição – Prémio Axis Viana Business & Spa, Prémio DomusVi Villa Carolina, Prémio Pingo Doce, Prémio Royal Canin, Prémio Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Prémio Ordem dos Engenheiros Técnicos, Prémio BorgWarner, Prémio AGEPOR e Prémio Cadem.
O programa contempla, ainda, a entrega de Prémios de Reconhecimento de Carreira a pessoal docente e não docente com 15, 25 e 35 anos de serviço. No âmbito do programa PRR Baits IPVC, serão também entregues Bolsas de Incentivo Sub-representação de Género a alunos do primeiro ano/primeira vez de CTeSP e licenciatura de cursos com mais de 90% de sub-representação de género.
As cerimónias encerram com a atuação da Hinoportuna, a Tuna Académica do IPVC.