Formação irá decorrer de 15 a 20 de maio na Escola Superior de Desporto e Lazer, em Melgaço
Politécnico de Viana do Castelo organiza “Trail Running Sports Meeting”
Ao longo de cinco dias, a Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, irá juntar investigadores, treinadores e atletas, numa lógica de agregação da academia e das melhores práticas em torno do trail running. A formação acontece no âmbito da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running.
Juntar investigação e academia ao trail running. É este o fundamento do Trail Running Sports Meeting, que vai acontecer de 15 a 20 de maio, na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Trata-se da primeira iniciativa do género e conta com uma panóplia de oradores e formadores de renome nacional e internacional. Ao longo de cindo dias, a Escola Superior de Desporto e Lazer irá contar com formação especializada e direcionada para o trail running.
Coincidente com a semana de práticas laboratoriais da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running, ministrada na ESDL-IPVC e coordenada pelo docente Bruno Silva, a formação pretende colocar em debate e reflexão a investigação existente e a prática de quem treina ou pratica trail running. “O foco principal é trazer o conhecimento e a parte académica para o terreno, ou seja, queremos juntar a investigação existente e debater o que os treinadores e os atletas fazem na prática. Na verdade, queremos fazer com o trail running o que já existe em quase todas as modalidades: procurar na ciência informação que nos ajude a tomar as melhores decisões quando avançamos para uma prova com a exigência de um trail running”, descreve Bruno Silva.
Cada dia será reservado a uma temática específica e irá contar com oradores de renome nacional e internacional
Cada dia do Trail Running Sports Meeting está reservado a uma temática. A formação arranca com o tema da “Suplementação e nutrição em trail running”, por César Leão, ao longo de todo o dia. No segundo dia, 16 de maio, irá debater-se sobre “Testes respiratórios”, com Rui Miguel Silva, durante a manhã, e Mário Cunha, no período da tarde. Avaliação cardiorrespiratória, testes concretos na pista de atletismo, desenvolvimento da técnica de corrida e capacidades motoras estão no foco do segundo dia de formação. No dia 17, Hélio Silva irá falar sobre “Avaliação e prescrição do treino da força: da teoria à prática”.
A única sessão formativa fora da Escola Superior de Desporto e Lazer acontece a 18 de maio. Durante a manhã, o evento irá decorrer no CMEP – Exercise Medical Center & SPA, Porto, e a tarde irá centrar-se no Estádio Clínica, em Barcelos. A sessão será sobre “Treino em altitude e limiares de performance”, com Ana Sousa, e “Análise biomecânica da técnica de corrida”, com a atleta Ester Alves.
No dia 19, terão lugar mais três sessões: Sérgio Matos falará sobre anamenese e metodologia de avaliação do equilíbrio dinâmico e qualidade de movimento. Depois, será convidado Guillaume Millet, um dos maiores especialistas mundiais nas questões da performance em trail running. A encerrar o dia, Anna Comet, atleta e treinadora, falará sobre como estruturar um planeamento anual e técnicas de corrida, com e sem bastões.
No último dia, 20 de maio, sábado, estará em cima da mesa o planeamento e a organização de um evento de trail running – o exemplo do Melgaço Alvarinho Trail, com Armando Teixeira, e métodos e técnicas para identificação de fatores de risco e lesão, com Sérgio Matos.
Quem se inscrever na totalidade da formação ou apenas numa parte poderá assistir, gratuitamente, à mesa-redonda sobre “Ser atleta de trail running”, com Anna Comet e Armando Teixeira. Apesar da participação na mesa-redonda ser de entrada gratuita, a inscrição é obrigatória.
Mais informações e inscrições em https://esdlipvc.wixsite.com/trailrunningmeeting