A mais jovem escola do IPVC é já ponto de referência em diversas áreas associadas ao deporto e lazer
Escola Superior de Desporto e Lazer celebra 12.º aniversário
O aniversário da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Politécnico de Viana do Castelo, é celebrado esta sexta-feira, com uma conferência e uma exposição, durante a tarde, e um sarau desportivo, ao início da noite.
A Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), situada em Melgaço, celebra, esta sexta-feira, o seu 12.º aniversário, com uma conferência, uma exposição e um sarau.
As cerimónias arrancam às 16h, com a sessão de abertura e as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do diretor da ESDL-IPVC, Pedro Bezerra, do vice-presidente da Câmara Municipal de Melgaço, José Adriano Lima, e do presidente da Associação Académica da ESDL-IPVC, Diogo Marante.
O dia conta ainda com a assinatura de dois memorandos de entendimento com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, e com a atribuição da Bolsa ICA Canyoing a João Lemos, estudante do mestrado em Treino Desportivo.
Às 17h30, terá início a conferência “Tecnologia e Sociedade: explorando o poder e os desafios da inteligência artificial na universidade”, pelo consultor dedicado quase em exclusivo ao Linkedin e autor de quatro livros sobre a mesma plataforma, Pedro Caramez.
ESDL-IPVC com “crescimento sustentável e com perspetivas de um salto qualitativo e quantitativo”
O diretor da ESDL-IPVC, Pedro Bezerra, descreve a Escola como uma instituição com “um crescimento sustentável e com perspetivas de um salto qualitativo e quantitativo na sua oferta formativa”. Este aumento da oferta formativa é acompanhado pela melhoria de condições a oferecer aos estudantes, com a já aprovada, recorde-se, conversão da Escola Primária de Prado, em Melgaço, na nova residência académica, em parceria com a Câmara Municipal de Melgaço. O projeto, de 680 mil euros, prevê a oferta de 21 camas, que irão complementar a residência já a funcionar na Pousada da Juventude de Melgaço.
O 12.º aniversário daquela que é a Escola Superior mais jovem do Politécnico de Viana do Castelo contará, ainda, com a inauguração da exposição de fotografia “Tela non, Santome” (a nossa terra, São Tomé), às 18h30. Já no período noturno, às 21h, terá lugar o Sarau Desportivo, com várias atividades desportivas, demonstrativas das formações ministradas na Escola, uma iniciativa aberta da toda a comunidade.
E se a ESDL-IPVC se destaca na oferta formativa, tem também marcado a agenda com os projetos nos quais está envolvida. Pedro Bezerra salienta o Fit4Alz (desenvolvimento de um conjunto de ferramentas, digitais e manuais, e orientações para a prática de exercício físico para pessoas com problemas cognitivos, nomeadamente doentes de Alzheimer), o Olympics 4all (desporto orientado para a população mais idosa) ou o Bola Mágica, desenvolvido com a Federação Portuguesa de Futebol (trabalha aptidões motoras nos mais jovens, direcionadas para o futebol), como iniciativas que têm alavancado e projetado a instituição a nível nacional.
A Escola Superior de Desporto e Lazer, que preenche a totalidade das suas vagas na primeira vago do concurso nacional de acesso ao ensino superior, vive também um momento de afirmação no panorama internacional, com um “aumento da mobilidade de estudantes para estágio, nomeadamente, em Taipé, Taiwan”, remata Pedro Bezerra.