Politécnico de Viana do Castelo debate a importância da fonologia para a aprendizagem da leitura e da escrita
Notícia
Publicado em 11/04/2023

Iniciativa é promovida pelo Grupo de Educação e Formação de Professores da ESE-IPVC

 

   Politécnico de Viana do Castelo debate a importância da fonologia para a aprendizagem da leitura e da escrita

 

 

A Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo, recebe, esta quarta-feira, o seminário “A Linguagem na Criança: aspetos da aquisição da fonologia e suas relações com a aprendizagem da escrita”. A iniciativa pretende sensibilizar os alunos, mas também educadores e professores para a importância da aquisição da fonologia da Língua na aprendizagem da leitura e da escrita.

 

“A Linguagem na Criança: aspetos da aquisição da fonologia e suas relações com a aprendizagem da escrita” é o tema do seminário que irá decorrer amanhã, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), a partir das 14h30.

 

Promovido pelo Grupo de Educação e Formação de Professores da ESE-IPVC, o seminário será dinamizado por Cristiane Lazzarotto-Volcão, docente e investigadora da Universidade Federal de Santa Catarina na área da aquisição da fonologia do português.

 

A docente dos cursos de licenciatura e mestrado em Ensino da ESE-IPVC, Clara Amorim, explica a importância do seminário, dirigido a todos os alunos da área de Ensino: “Os alunos dos cursos de licenciatura e de mestrado não têm nenhuma cadeira sobre aquisição de linguagem e uma vez que vão trabalhar com crianças que ainda estão a aprender a falar, parece-nos de todo importante esta iniciativa”.

 

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes para “a importância da aquisição da fonologia da Língua na aprendizagem da leitura e da escrita”, Clara Amorim acredita que as crianças têm de ter “consciência dos sons” e se o educador ou o professor não tiver conhecimento sobre a parte sonora da Língua, não irá conseguir desenvolver a capacidade de as crianças pensarem sobre a mesma. “Sem essa capacidade, será mais difícil perceberam que cada som corresponde a uma letra”, afirma a docente da ESE-IPVC, baseando a sua perspetiva na literatura existente: “Todos os documentos orientadores falam da importância de se iniciar a leitura e a escrita a partir da reflexão sobre a componente sonora da Língua desde as orientações para o pré-escolar até às aprendizagens essenciais para o primeiro ciclo. Ou seja, esses documentos referem constantemente a importância de desenvolver a consciência fonológica dos alunos”.

 

O seminário irá decorrer no auditório da Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo, e terá também transmissão através da plataforma zoom para que educadores de infância e professores do primeiro ciclo possam participar.

 

Recentemente, Clara Amorim desenvolveu um inquérito junto de educadores de infância e professores do primeiro ciclo numa lógia de perceber se estes profissionais trabalham a componente sonora da Língua. A conclusão indica que falta formação na área, por isso, o seminário assume particular relevância.

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!