Bebedouros irão servir cerca de 1.500 pessoas durante a iniciativa
Politécnico de Viana do Castelo e Águas do Alto Minho assinam protoloco de cooperação
Equipamento será utilizado durante as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, numa política de promoção do consumo de água da torneira e de redução do uso de garrafas de plástico de consumo único.
Os Serviços de Ação Social, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC), e a Águas do Alto Minho (AdAM) assinaram, esta terça-feira, um protoloco de cooperação com vista à promoção do desporto universitário e do consumo de água pública junto da comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo e dos restantes participantes nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que a cidade de Viana do Castelo irá acolher de 17 a 28 de abril.
A AdAM irá ceder sete bebedouros, que serão distribuídos pelos recintos desportivos que vão receber as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários e por onde deverão passar cerca de 1.500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários.
O administrador dos SAS-IPVC, Luís Ceia destacou o reforço da parceria entre o SAS-IPVC e a AdAM, numa lógica de promoção do consumo da água da torneia. “É a primeira vez que Viana do Castelo recebe as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários e para o Politécnico de Viana do Castelo é uma honra ser parte integrante deste projeto, promovendo, simultaneamente, o desporto e também o consumo de água, numa lógica de saúde e de ecologia, ao evitar-se o uso excessivo de plásticos de uso único”.
Por sua vez, a administradora executiva da AdAM, Fernanda Machado, recordou que a água da torneira é segura para consumo: “Fazemos uma panóplia de análises à água que distribuímos e podemos assegurar que é de qualidade e controlada”.
Após o evento, organizado conjuntamente pelo Politécnico de Viana do Castelo, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os bebedouros serão colocados à disposição dos sete municípios do Alto Minho.